'Senhores do crime': polícia prende 13 membros de quadrilha suspeita de movimentar milhões de reais com o tráfico de drogas no RS
03/04/2024
Operação ocorreu nesta quarta-feira (3). Investigação aponta que, nos últimos meses, grupo movimentou R$ 14 milhões. Provas indicam envolvimento com homicídios e outros crimes. "Senhores do crime": operação policial prendeu chefes de organização criminosa
RBS TV/Reprodução
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (3), 13 pessoas suspeitas de serem membros de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas no Rio Grande do Sul. Segundo a investigação, nos últimos meses, o grupo movimentou R$ 14 milhões.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A ação é resultado de uma investigação de 10 meses e levou o nome de "senhores do crime". O motivo é o alvo da operação: chefes e fundadores da organização, além de gerentes e operadores em Porto Alegre, Santa Maria, Viamão, Gravataí, e no sistema prisional.
"A ação visa combater a lavagem de capitais oriunda do tráfico de drogas praticado pela alta cúpula de uma organização criminosa sediada nas zonas leste e sul da Capital", explica o delegado Alencar Carraro, diretor de investigações.
São cumpridos 25 mandados de busca e 13 mandados de prisão preventiva. Cinco imóveis foram sequestrados e 42 CPFs tiveram ativos bancários indisponibilizados.
"Senhores do crime": Polícia Civil usou helicóptero durante operação
RBS TV/Reprodução
Investigação
De acordo com a Polícia Civil, durante 11 meses de trabalho, a investigação conseguiu reunir provas de lavagem de dinheiro na modalidade "contas de passagem", ou seja, usando laranjas com o objetivo de burlar fiscalizações dos órgãos de controle.
Nas provas analisadas, foram identificadas negociações por domínio sobre territórios na Capital por parte de organizações criminosas; distribuição de dinheiro; homicídios; dissidência para novas organizações; além dos chefes indicarem esposas para darem comandos aos companheiros.
Foi comprovada a ligação da organização criminosa com outra sediada no Rio de Janeiro e que atua em nível nacional, além de vínculos no interior do RS. O objetivo dessas associações seria a distribuição de drogas.
"Senhores do crime": ação da polícia aconteceu nas regiões Leste e Sul de Porto Alegre
RBS TV/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS